O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, declarou nesta quinta-feira (26) que cabe à imprensa contribuir para a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.
A afirmação foi feita durante a abertura do webinário Imprensa, Democracia e Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo o presidente do STJ, a imprensa livre é um dos pilares da cidadania e tem papel fundamental na fiscalização do poder público. “A permanente vigilância torna nossas instituições democráticas cada vez mais respeitadas e acreditadas pelo povo”, assinalou.
Em seu discurso, o ministro destacou também a importância da união cívica entre a imprensa e as instituições de Estado para a evolução constante da democracia brasileira.
A programação do evento contou com a participação de diversas autoridades do sistema de Justiça, como o ministro do STJ Gurgel de Faria; a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes; o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.